domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto :Conhecendo nosso Município

INTRODUÇÃO

O presente projeto destinou-se a apresentação do nosso município aos alunos.
Foi desenvolvido pelos alunos do 5ª ano da EEB.Manoel Estêvão Furtado,sob orientação das professoras: Maria Claudines S.P.Medeiros e Viviane R.R.Valente
Nosso trabalho pretende através de uma série de atividades colocar os educando em contato com a diversidade existente no município.
Através de um trabalho direcionado, envolvendo as diversas disciplinas procuraremos levar nossos alunos a descobrirem o seu município, suas particularidades, seu relevo, a população, economia, enfim o que existe em seu município.

Objetivo geral:

O objetivo principal é a aquisição de conhecimento.


Objetivos específicos

Desenvolver o senso critico.
Reconhecer a importância de conhecer e preservar a história do município, assim como costumes, crenças, tradições...
Verificar as formas de sobrevivência da população
Aprofundar e difundir o conhecimento acerca da Bandeira e do Hino do município, através da interpretação de seus verdadeiros significados.


Metodologia

Levantamento dos dados conhecidos pelos alunos
Diálogo
Pesquisas,
Passeio pelo município
Confecção de trabalho, maquete.
Teatro, paródia, slogan
Exposição dos trabalhos
Apresentação para os colegas (narrativa)
Língua Portuguesa

- Interpretar /produzir textos ligados ao trabalho, Dramatizar textos retirados de livros e documentos na pesquisa sobre o município;
- Elaborar poemas, poesias que possam retratar a história de seu município.
- Elaborar slogan em homenagem ao município
- Produzir paródia trabalhando a extinção dos animais no município.


Matemática

- Reconhecer que os diversos conteúdos matemáticos foram e são construídos a partir das relações entre os indivíduos e destes com o meio ambiente;
- Desenvolver conceito de semelhança através do trabalho com desenhos, imagens e mapas;
- Reconhecer as possibilidades de criação / utilização de diferentes formas de linguagem ( gráfica e simbólica) para quantificar e analisar problemas cotidianos;

Geografia , História

Conhecer a Bandeira e do Hino do município, através da interpretação de seus verdadeiros significados.
- Reconhecer o significado da ação do homem sobre a natureza, no processo de construção do espaço geográfico: a construção dos vários espaços, o impacto sobre o meio ambiente percebido pelos alunos nesse processo;
- Reconhecer a importância da participação individual e coletiva na conquista, promoção e defesa dos direitos humanos ( econômicos, sociais e culturais) a partir das relações estabelecidas no meio ambiente próximo;
- Refletir sobre questões ambientais e sua influência no nosso município;
- Reconhecer os efeitos da tecnologia sobre a natureza e seu reflexo na vida do povo do nosso município;
- Reconhecer que os diversos grupos humanos se relacionam com o meio ambiente e sua influência sobre a construção das identidades individuais e coletivas.

Ciências

- Reconhecer e comparar que a ação humana pode desequilibrar o ritmo de trocas de materiais com o meio ambiente, gerando alterações (efeito estufa, destruição da camada de ozônio que ameaçam a integridade dos ecossistemas;
- Compreender através de leitura de textos publicados em jornais e revistas reconhecer a importância da preservação ;
- Distinguir, dentre os fatores determinantes dos tamanhos das populações, os que promovem o seu crescimento daqueles que promovem a sua redução;
- Verificar a existência de vários ecossistemas e compará-los ( ontem / hoje), havendo melhoria ou não;
- Apontar benefícios e prejuízos da transformação do ambiente e da adaptação das espécies animais e vegetais aos interesses da espécie humana;


Diversidade

- Reconhecer a necessidade de discutir os problemas existentes, como violência, fome, pobreza, menor abandonado, baixa qualidade de educação, de saneamento básico, que afligem todos os municípios, e que interferem com a qualidade de vida do nosso município e principalmente dos alunos.

- Perceber e analisar as crítica da necessidade de se modificar a distribuição socialmente desigual dos recursos energéticos e materiais e sua influência na melhoria de vida em nosso município.


Trabalhos

Alguns pontos básicos que servirão para delinear os trabalhos a serem confeccionados, pelos alunos, tais como:


1- Tema = Conhecendo o Município
Historia
Sua localização;
Extensão;
Limites,
População; (IBGE)


2- Tema = Desenvolvimento do Município

Constituição política
Educação,
Saúde,
Recursos Econômicos
Principais problemas;
Proposições e Melhorias
Biodiversidade encontrada


3- Tema = Divulgação, Entretenimento e Cultura

Cultura
Entretenimento
Transportes
Pousadas e Hotéis
Principais pontos Turísticos
Proposições e Melhorias para melhor aproveitamento dos recursos turísticos e culturais
Principais contribuições artísticas (Artes Plásticas, Cênicas, Líricas e Folclore)


4- Tema = Meio Ambiente

Agricultura
Os efeitos do progresso sobre o Meio Ambiente
Poluição Ambiental
Poluição do Ar e da Água .
Principais problemas no município e perspectivas de soluções
Projetos do Nosso Município para combater a Poluição Ambiental.


FORMAS DE AVALIAÇÃO:

A equipe de alunos,deverá escolher um desses temas propostos acima e desenvolver o seu trabalho, buscando informações.Deverá proceder a coleta de informações em livros, revistas, jornais, internet e junto as repartições municipais, objetivando dar maior consistência ao seu trabalho.
Os trabalhos poderão ser: maquetes, confecção de cartazes ou encenações teatrais retratando o cotidiano do nosso município.Debates ou visita a instalações do município, objetivando a dar subsídios aos alunos.
Apresentação e exposição do trabalho;
Confecção de relatório, por cada equipe contendo o que achou de interessante e sugerindo melhorias para o município;
Troca de conhecimento e analise dos trabalhos a serem apresentados pelos alunos, com professoras no decorrer de sua execução, objetivando a uma maior interdisciplinaridade e melhor aproveitamento pelos alunos.


USO DA TECNOLOGIA

A utilização da tecnologia existente, uso dos computadores na pesquisa, na comunicação, deve fazer parte da vida cotidiana dos nossos alunos por mais que haja deficiência na parte instrumental em nossas escolas e cabe a nós professores, levar a eles o conhecimento dessas ferramentas de trabalho, já que sem ela seu futuro e seu conhecimento estará limitado.

Bandeira Do Município, produzida com sementes.




Paisagem Rural



Rua Frente á Prefeitura


Praça


Portal de Papanduva


Município


Papanduva antigamente e Papanduva Atual

Limites do Município

3 comentários:

  1. Ola Claudines, seu trabalho é 10. Torcemos muito para que vc esteja conosco o ano que vem novamente. Sucesso... Bjs... Anna Paula.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, contribuiu bastante para meu plano de ação.

    ResponderExcluir